quarta-feira, 24 de março de 2010

O passado bateu à minha porta... e eu não abri!

= ) Risque outro fósforo, outra luz, outra vida, outra cor.
Adoro esse verso da canção “Negro Amor”, brilhante versão de Péricles Cavalcante e Caetano Veloso para a música “It´s all over now, Baby Blue” de Bob Dylan. Uma sensação de renovação. De deixar tudo que ficou pra trás e seguir em frente.
Volta e meia sentimo-nos imbuídos de uma força motriz a impelir-nos para frente, vinda sabe-se lá de onde, e despertada sabe-se lá por que.
No meu caso, geralmente algo ocorre quando corto os cabelos.
Hoje, em especifico, o buraco foi um pouco mais embaixo. Além de cortar os cabelos, fui assistir, na sequência, ao filme argentino “O segredo de seus olhos”, filme incrível que não sei por que cargas d´água foi indicado apenas a melhor filme estrangeiro, quando deveria estar, pelo menos, indicado a melhor filme do ano.
Excelente filme! Surpreendente como não via há tempos. Atuações primorosas. Diálogos ágeis. Tudo certo.
Mas não vou falar do filme.
Na verdade, como diriam os Titãs na canção Eu não vou falar de nada (além do que eu estou dizendo) no excelente e subestimado disco Domingo, eu não vou falar de nada, eu não vou falar de nada.
Vou falar apenas da vontade que deu de mudar. De ir além. De não ficar estático. E mais do que isso: independente de mudar ou ir além, a vontade que deu de parar, ou de pelo menos dar um tempo, de recorrer ao passado.
O passado está incrustado na gente e deve, ou deveria, nos servir de parâmetros do que é bom ou ruim, certo ou errado, ou, pelo menos, do que devemos ou não repetir. Mas essa mania de recorrer ao passado como uma muleta para fugir dos nossos medos de enfrentar o futuro, o novo, o desconhecido, o que não achamos ou imaginamos que não estamos capacitados a, é uma bosta. Esse saudosismo exacerbado é um erro.
Uma vez falei a um amigo: a vida é como um rio. Cheio de afluentes. Esses afluentes se cruzam aqui ou ali, alguns seguem juntos e viram outros rios. Outros apenas passam e seguem seus cursos. Mas nunca um rio pode correr ao contrário. Não sei se ouvi isso de alguém algum dia. Se li em algum lugar, ou simplesmente se inventei essa bobeira.
Mas, sem querer, lancei ali, ao menos pra esse meu amigo, que uns cinco anos depois me encontrou bêbado numa festa, e recitou aquela besteira que falei como se fosse uma máxima que ele carregava para toda vida, um conceito interessante, que eu mesmo deveria utilizar mais em minha vida, se prestasse mais atenção nas coisas que eu mesmo falo. No fundo, é isso mesmo. É absurdo querer que o rio corra ao contrário. É uma tremenda besteira recorrermos ao passado como uma bóia para não nos afogarmos enquanto morremos de medo de nadar rumo ao futuro. E muitas vezes agimos (ajo) assim.
O passado esta no nosso DNA. No nosso inconsciente. Não precisamos ficar a todo momento recorrendo a ele, por que ele vem sem que percebamos. Numa decisão, numa atitude. Numa frase. Dejavu.
Cansei do passado.
Pelo menos no presente.
No futuro, quem sabe?
Mas hoje, eu quero viver o hoje.
Não quero mais repetir os mesmos erros.
Não quero mais ligar pras mesmas pessoas e dizer as mesmas coisas. Ou querer as mesmas coisas das mesmas pessoas.
Não quero mais ressuscitar (caralhoooo! Nunca escrevo certo de primeira essa porra dessa palavra. Vai ver que foi por isso que Cristo só ressuscitou no terceiro dia. Por que ele tava tentando escrever ressuscitar nos outros dois!!!) velhos planos que até hoje não levei a frente. Se não levei é por que não era pra levar. Que venham novos planos.
O que passou, por mais clichê que possa parecer, passou.
Não quero me prender ao que já foi.
E ainda que o passado bata, esmurre, espanque e tente arrombar a minha porta, que ele venha (muito) bem travestido de futuro. Por que se não, nem olho na janelinha.

Do passado, quero apenas o amor de minha família, a cumplicidade de poucos e bons amigos, as lembranças do que foi extraordinariamente bom e o aprendizado do que não saiu como planejado. E só. Pelo menos por hoje. Por que amanhã, pode ser que me dê uma saudade do passado... E ai, começamos tudo de novo. De cabelos compridos, imagino.

= ) Meu note book ta com uma rachadurazinha interna na tela. Ligo pra Dell e eles me dizem que o seguro pelo qual paguei e nunca usei, e que expira daqui um mês, não cobre esse reparo. Me pedem pra tirar fotos e mandar pra lá. Assim o faço. Eles me dizem foi um engano e que cobre sim. Mas que tenho que levar a uma autorizada e fazer o reparo no “balcão”, pois meu seguro não dá direito a um técnico em meu domicilio. Em até CINCO dias eles me devolvem e eu não pago (teoricamente) nada por isso (na verdade, o preço do seguro que nunca foi usado, deve ser o do concerto em qualquer outro lugar). O detalhe mórbido disso tudo, é que a Dell, empresa grande e renomada de informática, só tem UMA loja no Rio de Janeiro inteiro que presta esse serviço, e ela fica em BONSUCESSO! LOGO ALI EM BONSUCESSO!
Lei de Murphy numero 237 – nunca pague a mais por um seguro. Enquanto ele for válido você não vai usar. Quando você tiver um problema, ele não vai estar incluso no seu tipo de seguro. E quando você tiver um tipo de problema que estará incluso no seu seguro, este já terá expirado. Amém!

Ouvindo: Beach Boys – SMILE (genial, sim... mas chato pra caralhooooooo)

5 comentários:

  1. Vou tentar repetir uma frase que ouvi essa semana: " O passado já foi, o futuro depende do que vc faz hoje, no presente, que não tem esse nome à toa. É um presente para você" Frase do mestre tartaruga para o panda em Kung Fu Panda. apesar da fonte, faz bastante sentido.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É João, o passado é só história, o presente é o agora, não mais o segundo que passou, ele já passou. O futuro é fruto dos dois, passado e presente, do que vc construiu dentro de si. Dos seus valores, dos seus desejos. Viva intensamente. Siga seu coração. Seja responsável nas suas atitudes, e lembre-se uma pessoa forte é aquela que supera todas as dificuldades que cruzam a sua vida. E chegará um momento que vc tirará de letra qualquer momento de dúvida, até pq... se vc parar para pensar... se vc tem dúvidas é pq no fundo vc já decidiu, só tem medo de mudar. E quem tem medo de mudar deixa de viver! Love u xuxu! seja feliz meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Renovação total!! é isso???
    Eu gosto de passado, gosto do meu passado e de revivê-lo.
    Porém a minha vida não permite tanto isso, afinal sou tão abençoada que ela está sempre mudando, seja de casa, de lugar de familia amigos e de amor principalmente!
    Então não tem como enjoar...
    porém o que é novo, desconhecido é sempre bem vindo! Sempre me empologa!

    E te desejo um desconhecido cheio de boas surpresas!!

    Ps: E quanto a "charada" vc matou, porém foi apenas aquilo e não passou de um texto.

    Beijos meu querido.

    ResponderExcluir
  5. bom eu n gosto muito do meu passado pois eu errei muito mais agradeço a deus pelo pequeno presente q hoje ele me deu

    ResponderExcluir